Posso disponibilizar um SERVIÇO Baseado em Joomla ?

• Alex@tec.info
  • Avatar de Alex@tec.info Autor do Tópico
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
12 anos 9 meses atrás #84188 por Alex@tec.info
Alex@tec.info created the topic: Posso disponibilizar um SERVIÇO Baseado em Joomla ?
Pessoal to com uma dúvida aqui. Gostaria de socializar. Li a licença GNU GPL 2 mas não consegui exclarecer o que eu quero. Talvez alguém possa ajudar.

Ex: Se um datacenter utilizar softwares livres/tecnologias como ubuntu, apache, php etc para oferecer um serviço hospedagem ou revenda de hospedagem, eles estão oferencendo um serviço e utilizando vários softwares livres para poder prover este serviço. Porém quando o cliente para de pagar não tem direito a receber o código fonte aplicação ou do ambiente de hospedagem.

Com base nisso, a minha pergunta é: Se eu utilizar softwares livres como Joomla, Inkscape, Gimp, criar um template com design exclusivo, desenvolver meu próprio sistema baseado em joomla com um CCK e disponibilizar um pacote de serviço online composto de ( hospedagem + suporte + Website com sistema online) eu posso disponibilizar no formato de um serviço com pagamento mensal e quando o cliente cancele não tenha direito ao código fonte desenvolvido visto que éra uma locação de uma plataforma baseada em softwares livres ?

O que vocês acham ? aluém disponibiliza um serviço assim?

Obrigado

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
12 anos 9 meses atrás #84193 por Uriel
Uriel replied the topic: Re: Posso disponibilizar um SERVIÇO Baseado em Joomla ?
Você tem medo de roubarem seus códigos??

Vc pode vender serviços sim!!
Quando ao código,

Ele paga 10 meses por exemplo!!
Ele recebe atualizações dos códigos por esse periodo!!

parou de pagar não recebe mais as atualizações, mas o que ele já pegou ele faz o que quiser
só não vai receber nada novo!!

Quem faz isso são empresas como Clubes que vendem templates/componentes etc.
vc paga por um ano por suporte e atualizaões, parou de pagar não recebe mais nada, mas o que vc já tem já tem!! E tu pode fazer o que quiser, desde que a licença continue como GPL.

abraço

• Alex@tec.info
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
12 anos 9 meses atrás #84231 por Alex@tec.info
Alex@tec.info replied the topic: Re: Posso disponibilizar um SERVIÇO Baseado em Joomla ?
Olá Uriel, Obrigado pelo retorno. Não é questão de medo de roubarem os códigos, visto que são baseados em software livre. É questão de continuar recebendo pelo serviço.

Veja bem, no modo convencional, quando vendemos um site, o cliente pode pegar o backup do site migrar e hospedar em outro server e deixa de ser seu cliente.

Se oferecer em vez de um site, um serviço com (hospedagem + site com sistema incluso) com uma parcela única e mensal, o cliente não consegue migrar para a concorrência com o trabalho que vc desenvolveu... É questão comercial e não de medo de fornecer o código.

Como eu disse. Quando vc contrata uma hospedagem, o ambiente está funcionando graças a um monte de Software livre que estão usando para disponibilizar o serviço. Penso em algo assim. Uma hospedagem que disponibilize também um Joomla Modificado, para uso do cliente imobiliario. Mas quando ele para de pagar a mensalidade ele perde o acesso ao site. Acho que agora ficou mais exclarecido.

Gostaria de socializar aqui para ver se é legal fazer uso do joomla como um complemento a um serviço de hospedagem e cobrar mensalidade por isso sem vender site ao cliente. Na minha interpretação é totalmente legal, mas sempre é bom ver a opinião dos outros.

Obrigado

Mais
12 anos 9 meses atrás #84232 por Uriel
Uriel replied the topic: Re: Posso disponibilizar um SERVIÇO Baseado em Joomla ?
é legal sim!! Você pode fazer isso sem problemas!

Não se preocupe com isso!!

Pra mim cliente que se muda e cliente ruim, eu escolho meus clientes, não é qualquer um que
pego !!

abraço

• Alex@tec.info
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
12 anos 9 meses atrás #84235 por Alex@tec.info
Alex@tec.info replied the topic: Re: Posso disponibilizar um SERVIÇO Baseado em Joomla ?
Blza Obrigado pelo retorno Uriel. Se mais alguém quiser se manifestar seria interessante,

Abraços.