DEfinições e templates

• Sabbra
  • Avatar de Sabbra Autor do Tópico
  • JCB! Estagiário
  • JCB! Estagiário
Mais
14 anos 1 mês atrás #54585 por Sabbra
Sabbra created the topic: DEfinições e templates
Fala galera, sou novo por aqui e estou migrando do xoops para o Joomla, apos ter passado pelo wordpress tb eheheh

tenho algumas duvidas sobre as definições do termos usados no joomla... vou dar alguns exemplos...

no xoops um modulo é a mesma coisa que um plug-in ou um ad-on, no joomla eu reaprei que uma extensão podem ter tb plug-ins e modulos...

Gostaria de saber oq vcs entendem por modulo
Pelo oq andei vendo talvez um modulo do joomla seja a mesma coisa que um bloco no xoops...

Em relação ao template....
No xoops posso definir da forma que eu quiser aonde vao os blocos de cada extensão, se vao na barra direito, central ou esquerda...e tudo isso nao depende do template ou skin

No wordpress reparei q tudo isso depende exclusivamente do template...ou seja, é o template que vai permitir ou nao mudar a posição de menus e os blocos de cada extensao...

Gostaria de saber como é no joomla, já que nao encontrei opção nenhuma no administrador sobre como alterar a posicão dos menus e blocos de cada extensão...

Isso tem me deixado bem confuso na verdade, se puder me ajudar eu agradeço!
Abs

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
14 anos 1 mês atrás #54589 por rldesign
rldesign replied the topic: Re: DEfinições e templates

Sabbra escreveu: Fala galera, sou novo por aqui e estou migrando do xoops para o Joomla, apos ter passado pelo wordpress tb eheheh

tenho algumas duvidas sobre as definições do termos usados no joomla... vou dar alguns exemplos...

no xoops um modulo é a mesma coisa que um plug-in ou um ad-on, no joomla eu reaprei que uma extensão podem ter tb plug-ins e modulos...

Gostaria de saber oq vcs entendem por modulo
Pelo oq andei vendo talvez um modulo do joomla seja a mesma coisa que um bloco no xoops...

Sabra, seja bem vindo!

Explicação do que é componente, módulo e plugin.
http://www.joomlaclube.com.br/site/forum/viewtopic.php?f=15&t=6621

Fazendo uma comparação com o WP:

J!: Extensões (C, M, P) x WP: Plugins
J! Módulos x WP: Widgets

Sabbra escreveu: Em relação ao template....
No xoops posso definir da forma que eu quiser aonde vao os blocos de cada extensão, se vao na barra direito, central ou esquerda...e tudo isso nao depende do template ou skin

No wordpress reparei q tudo isso depende exclusivamente do template...ou seja, é o template que vai permitir ou nao mudar a posição de menus e os blocos de cada extensao...

Gostaria de saber como é no joomla, já que nao encontrei opção nenhuma no administrador sobre como alterar a posicão dos menus e blocos de cada extensão...

Isso tem me deixado bem confuso na verdade, se puder me ajudar eu agradeço!
Abs

No Joomla, os templates vem com posições pré-definidas: header, footer, user 1 - 10, left e right
De acordo com essas posições, podemos usa-las pra configurarmos nossos componentes, módulos, e até mesmo plugins, artigos e etc.

No WP, vc depende do tema mesmo. Geralmente vc s pode usar as "posições" se o desenvolvedor assim o fizer. Isso limita muito o uso de widgets, que já são limitados comparados com os módulos do Joomla.

Se vc desejar alterar a localização das posições, vc terá que mexer no index.php e nos arquivos css.
Existem alguns frameworks de templates, que são sistemas para criar e administrar templates, que permitem facilmente vc alterar isso, sem mexer no código.
Ex: T3 Framework da Joomlart, Gantry Framework da Rockettheme e alguns outros.

Espero ter esclarecido

Rafael Santana
Web Designer | R&L Design - Desenvolvimento Gráfico e Sites

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.