Como Recuperar/Reinstalar um Projeto de Site no Joomla?

• lzu2008
  • Avatar de lzu2008 Autor do Tópico
  • JCB! Novato
  • JCB! Novato
Mais
13 anos 11 meses atrás #58522 por lzu2008
lzu2008 created the topic: Como Recuperar/Reinstalar um Projeto de Site no Joomla?
Olá, desenvolvi um excelente projeto de site no Joomla. No início não sabia de absolutamente nada sobre os bastidores das páginas da web, mas a praticidade da plataforma Joomla me serviu de grande motivação, embora ainda continue sendo um leigo nessa área, como vocês notarão com o meu relato.

Contra a minha vontade, tive que formatar o computador há alguns dias. "Ainda bem que eu salvei o meu projeto de site do joomla", pensei eu ingenuamente, mas essa minha tranquilidade acabou quando eu me deparei com o fato de que restaurar um site não é tão fácil quanto eu pensei (cria eu que bastava copiar e colar a pasta wamp e tudo voltaria magicamente ao seu devido lugar).

Bem, vou direto ao assunto: Quero muito recuperar meu site, mas só tenho esses seguintes arquivos:

- o arquivo de instalação do WampServer (mesma versão de quando criei o projeto do site), cuja instalação já inclui todos os recursos necessários para a construção do site (php, mysql, apache...)

- a pasta de instalação do Joomla (mesma versão de quando criei o projeto do site)

- a pasta wamp (de c:\wamp) na qual estão todos os arquivos e pastas, inclusive a pasta www, na qual se encontra todo o meu projeto de site na pasta "meusite", herdeira da pasta de instalação do joomla.

Não tenho nada além disso. Existe alguma possibilidade de eu recuperar o meu site com alguma técnica de instalação? Do que eu precisaria para isso? Então o que posso fazer para ao menos recuperar alguma coisa?

Por favor, me ajude, tive que formatar o computador e achei que salvar a pasta "Wamp" era suficiente para recuperar o site, já que era lá que se encontrava o meu projeto, não entendo nada dessas coisas que banco de dados e tal. Tinha outra pasta na qual se encontravam documentos cruciais?

PS.: O conteúdo da pasta "meusite", se colocado em Upload em um servidor de hospedagem com suporte às linguagens das quais necessitei para construir o projeto (Php, mysql, apache...) irá permitir que eu tenha acesso ao site?

Preciso realmente de auxílio.

Obrigado e perdoem a ignorância.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
13 anos 11 meses atrás #58530 por José Beltrao Jr
José Beltrao Jr replied the topic: Re: Como Recuperar/Reinstalar um Projeto de Site no Joomla?
Amigo,

Como vc falou, o Joomla por si só estimula muito fazer sites pela sua facilidade e recursos. Mas como qualquer outro sistema existe regras a serem seguida, e isso se aplica ao backup. Se corretamente "becapeado" os arquivos do joomla são de fácil instalação e configuração, tanto em provedores como em localhost (seu computador).
Pelo que vejo você não fez cópia do Banco de Dados do site que tens, se foi isso, não existe nenhum fórmula ou forma de colocar teu projeto para funcionar. O que te aconselho é recomeçar tudo de novo, uma vez que já fizestes o primeiro, o segundo ficará pronto mais rápido.
E lembresse, nunca faça nada sem antes dar uma boa estudada, ou vem aqui e posta tua dúvida.

abraços.

Beltrão.

Beltrão Jr.

• lzu2008
  • Avatar de lzu2008 Autor do Tópico
  • JCB! Novato
  • JCB! Novato
Mais
13 anos 11 meses atrás #58532 por lzu2008
lzu2008 replied the topic: Re: Como Recuperar/Reinstalar um Projeto de Site no Joomla?

beltrao escreveu: Amigo,

Como vc falou, o Joomla por si só estimula muito fazer sites pela sua facilidade e recursos. Mas como qualquer outro sistema existe regras a serem seguida, e isso se aplica ao backup. Se corretamente "becapeado" os arquivos do joomla são de fácil instalação e configuração, tanto em provedores como em localhost (seu computador).
Pelo que vejo você não fez cópia do Banco de Dados do site que tens, se foi isso, não existe nenhum fórmula ou forma de colocar teu projeto para funcionar. O que te aconselho é recomeçar tudo de novo, uma vez que já fizestes o primeiro, o segundo ficará pronto mais rápido.
E lembresse, nunca faça nada sem antes dar uma boa estudada, ou vem aqui e posta tua dúvida.

abraços.

Beltrão.

Ok, Beltrão, mas esse Banco de Dados não fica na pasta do Wamp? Então fica onde? Se ficar na pasta do Wamp, como recuperar?

Abraços.

Mais
13 anos 10 meses atrás #59634 por robertoroosevelt
robertoroosevelt replied the topic: Re: Como Recuperar/Reinstalar um Projeto de Site no Joomla?
tenta a pasta "mysql"

Mais
13 anos 10 meses atrás #59654 por José Beltrao Jr
José Beltrao Jr replied the topic: Re: Como Recuperar/Reinstalar um Projeto de Site no Joomla?
Izu,

Fiz um teste aqui no meu PC. Baixei o Wamp (eu uso o EASYPHP) instalei no meu PC, criei um banco de dados, fiz uma instalação do Joomla.
Fui até onde fica os arquivos da base de dados criada (C:\wamp\bin\mysql\mysql5.5.16\data\(pasta do BD)) copiei a base de dados e depois o joomla instalado, em seguida desinstalei o Wamp, apaguei manualmente a pasta c:\wamp que fica mesmo após a desinstalação.

Voltei a instalar o Wamp, colei a pasta com o banco de dados copiado no caminho acima, e colei a instalação do Joomla na pasta \www\(pasta da instalação), sabe o que aconteceu ?!?! Funcionou, o banco de dados foi reconhecido no PhpMyAdmin do Wamp e o Joomla abriu normalmente.

Então é isso, instala o wamp na mesma pasta de antes, e no caminho indicado coloca a base de dados copiada e o Joomla.

Boa sorte.

Beltrão Jr.