- Postagens: 25
- Obrigados Recebidos: 0
como reutilizar o template em outras páginas
- rogerioag
-
Autor do Tópico
- JCB! Colaborador
-
Menos
Mais
15 anos 10 meses atrás #20029
por rogerioag
rogerioag created the topic: como reutilizar o template em outras páginas
Depois de instalar o Joomla, gastei um tempinho personalizando um template para que ficasse com o layout desejado.
Neste template, meu arquivo index.php ficou mais assim (pensando em reutilização de código):
Pronto, quando chamei o endereço [url]http://localhost[/url] o browser exibiu a página index.php padrão do Joomla com este layout. Beleza!
Então criei uma segunda página teste.php no mesmo local da outra página (na raiz do Joomla), com o seguinte código:
só que não apareceu nada!!!
Não é essa a lógica que eu deveria usar? Se não, como faço para reutilizar o código criado no template para manter o layout em todas as minhas páginas?
Neste template, meu arquivo index.php ficou mais assim (pensando em reutilização de código):
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "abrePagina.php"; ?>
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "menuLateral.php"; ?>
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "abreColunaCentral.php"; ?>
<jdoc:include type="component" style="xhtml" />
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "fechaColunaCentral.php"; ?>
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "colunaDireita.php"; ?>
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "fechaPagina.php"; ?>
Pronto, quando chamei o endereço [url]http://localhost[/url] o browser exibiu a página index.php padrão do Joomla com este layout. Beleza!
Então criei uma segunda página teste.php no mesmo local da outra página (na raiz do Joomla), com o seguinte código:
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "abrePagina.php"; ?>
<br>Teste teste<br>
<?php include JPATH_THEMES . DS . $this->template . DS . "fechaPagina.php"; ?>
só que não apareceu nada!!!
Não é essa a lógica que eu deveria usar? Se não, como faço para reutilizar o código criado no template para manter o layout em todas as minhas páginas?
Please Entrar ou Registrar to join the conversation.
- fititnt
-
- JCB! Junior
-
15 anos 10 meses atrás #20037
por fititnt
[b:1w9fcbig]Screencasts e tutoriais do básico ao avançado sobre Joomla![/b:1w9fcbig]: <!-- m --><a class="postlink" href=" fititnt.org/joomla.html " onclick="window.open(this.href);return false;"> fititnt.org/joomla.html </a><!-- m -->
[b:1w9fcbig]Consultoria e treinamento avançado[/b:1w9fcbig]: <!-- m --><a class="postlink"...
fititnt replied the topic: Re: como reutilizar o template em outras páginas
Sua página teste.php está sendo chamada por algum arquivo do core joomla, ou está chamando os arquivos da biblioteca joomla?
Provavelmente não. Seu código não entende a constrante JPATH_THEMES que é definida pelo framework. Com isso voce teria que, estando fora do alcance da API joomla, não usar a API Joomla. Simples.
E quando a forma de fazer seu template todo com includes, é bem comum pensar nisso ao fazer sites php do zero, e em geral em Joomla não se faz tanto assim com tantos elementos da página. Mas de qualquer forma seu código vai funcionar do mesmo jeito.
Provavelmente não. Seu código não entende a constrante JPATH_THEMES que é definida pelo framework. Com isso voce teria que, estando fora do alcance da API joomla, não usar a API Joomla. Simples.
E quando a forma de fazer seu template todo com includes, é bem comum pensar nisso ao fazer sites php do zero, e em geral em Joomla não se faz tanto assim com tantos elementos da página. Mas de qualquer forma seu código vai funcionar do mesmo jeito.
[b:1w9fcbig]Screencasts e tutoriais do básico ao avançado sobre Joomla![/b:1w9fcbig]: <!-- m --><a class="postlink" href=" fititnt.org/joomla.html " onclick="window.open(this.href);return false;"> fititnt.org/joomla.html </a><!-- m -->
[b:1w9fcbig]Consultoria e treinamento avançado[/b:1w9fcbig]: <!-- m --><a class="postlink"...
- rogerioag
-
Autor do Tópico
- JCB! Colaborador
-
Menos
Mais
15 anos 10 meses atrás #20079
por rogerioag
rogerioag replied the topic: Re: como reutilizar o template em outras páginas
Obrigado pelo retorno, fititnt.
Desculpe, mas sua resposta não ficou muito clara para mim. Não quis colocar o código dos arquivos adicionados pelo include para não complicar o texto, mas por exemplo, o arquivo "abrePagina.php" contém logo no início o trechoe em outro trecho eu uso
Realmente estou fazendo um site do zero, e pensei que a melhor forma seria utilizar desde o início uma ferramenta que gerencie conteúdo, pois assim, além de poder utilizar os recursos de plugins (por exemplo de notícias diárias e gerenciamento de download) eu conseguiria definir todas as páginas do site utilizando um layout único, ou seja, através dos templates eu poderia fazer alterações no site sem ter que editar página por página. Não é essa uma das vantagens do Joomla?
Se não á assim, como eu conseguiria isso?
Desculpe, mas sua resposta não ficou muito clara para mim. Não quis colocar o código dos arquivos adicionados pelo include para não complicar o texto, mas por exemplo, o arquivo "abrePagina.php" contém logo no início o trecho
defined('_JEXEC') or die('Acesso restrito');
<jdoc:include type="head" />
Realmente estou fazendo um site do zero, e pensei que a melhor forma seria utilizar desde o início uma ferramenta que gerencie conteúdo, pois assim, além de poder utilizar os recursos de plugins (por exemplo de notícias diárias e gerenciamento de download) eu conseguiria definir todas as páginas do site utilizando um layout único, ou seja, através dos templates eu poderia fazer alterações no site sem ter que editar página por página. Não é essa uma das vantagens do Joomla?
Se não á assim, como eu conseguiria isso?
- fititnt
-
- JCB! Junior
-
15 anos 10 meses atrás #20144
por fititnt
fititnt replied the topic: Re: como reutilizar o template em outras páginas
Humm, você parece que sabe realmente programar bem em PHP, mas só não conhece alguns detalhes do Joomla. O Seu jeito VAI funcionar, a questão do Joomla é que ele tem seu conteudo todo carrgado do banco de dados, não de páginas php físicas em disco, então não é preciso fazer tantos includes assim do tipo colocar em todos esses arquivos físicos um include pasta/subpasta/header.php.
Eu ainda vou postar um tutorial sobre IFs condicionais úteis em joomla no meu blog. Ainda tenho que terminar a lista.
Eu ainda vou postar um tutorial sobre IFs condicionais úteis em joomla no meu blog. Ainda tenho que terminar a lista.
- rogerioag
-
Autor do Tópico
- JCB! Colaborador
-
Menos
Mais
15 anos 10 meses atrás #20147
por rogerioag
rogerioag replied the topic: Re: como reutilizar o template em outras páginas
Na verdade programo em Java/JSP, e tentei utilizar a lógica que uso para as páginas PHP, e sobre PHP e Joomla consegui entender o básico para poder caminhar.
Como em Java não conheço ferramentas que fazem o que o Joomla faz, nem ter que escrever tudo do zero, optei por aprender o mínimo necessário de PHP/Joomla para conseguir fazer o site da maneira como citei.
Agradeço sua atenção, me passe a url do seu blog para que eu possa visitá-lo às vezes. Se puder me informar quando seu tutorial estiver pronto também lhe agradeço.
Como em Java não conheço ferramentas que fazem o que o Joomla faz, nem ter que escrever tudo do zero, optei por aprender o mínimo necessário de PHP/Joomla para conseguir fazer o site da maneira como citei.
Agradeço sua atenção, me passe a url do seu blog para que eu possa visitá-lo às vezes. Se puder me informar quando seu tutorial estiver pronto também lhe agradeço.