Quanto cobrar

• Claudio Silva
  • Avatar de Claudio Silva Autor do Tópico
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
11 anos 11 meses atrás #94061 por Claudio Silva
Claudio Silva created the topic: Quanto cobrar
Estou com um projeto para um portal de intercâmbio de conhecimento e informação entre profissionais de uma determinada área.
Vai ser desenvolvido em Joomla, terá conteúdo em inglês e português, talvez mais tarde também em espanhol.
Os usuários terão acesso em diferentes níveis hierárquicos e poderão publicar seus próprios conteúdos.
Vai ter galerias de imagens, exibição de vídeos (Youtube, Vimeo, etc.), fórum, enfim, tudo o que o sistema pode oferecer deve estar disponível para o cliente.
Vou usar o Gantry como base para o layout, assim eu posso aumentar ou diminuir o espaço para conteúdo de acordo com a necessidade do cliente.

Estou pensando em cobrar R$ 3.000,00 pelo serviço, mas estou achando muito pouco.
Mas também tenho medo de cobrar mais e perder o cliente, e o dinheiro.
Estou num buraco danando e faria o serviço até por me nos só para não perder o trabalho.

A dúvida é a seguinte:
Quanto devo cobrar por um trabalho desse porte?
Alguém quer dar palpite?

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
11 anos 11 meses atrás #94088 por Edilei1904
Edilei1904 replied the topic: Re: Quanto cobrar
Esse é um problema de muitos...
Eu faço da seguinte forma: estimo a quantidade de horas para o projeto é vejo se é viável ou não.

Edilei

[color=#B2B2B2:3fs81ijw]Edilei[/color:3fs81ijw]

Mais
11 anos 11 meses atrás #94094 por caionavas
caionavas replied the topic: Re: Quanto cobrar
Bom dia,

Já pesquisei muito sobre isso, e pelo que notei você tem basicamente 2 opções, vender como um produto com preço fechado, ou calcular as horas de trabalho.

Para o cálculo de horas existem vários métodos, o que mais me agradou foi o seguinte:

Pegue os gastos mensais (contas, combustível, diversão, etc) pegue esse montante e divida pela quantidade de dias trabalhados no mês, no meu caso 22, e divida novamente pela quantidade de horas trabalhadas por dia, no meu caso 8. Então vamos lá, supondo que meus gastos somem 3.000,00:

Gasto dividido por dias = 3.000 / 22 = 136,36
Valor do dia trabalhado dividido por horas = 136 / 8 = 17,05

O valor da sua hora seria = 17,05

Agora é calcular a quantidade de horas desprendida para o projeto e multiplicar, supondo que você leve uma semana (40 horas) o valor seria R$ 681,80.

Mas isso é relativo, esse foi uma das inúmeras formas que eu vi.

[code:3r9yz36g]Caio de Moura Navas - PHP Developer
11 9 8467-8932
caio@caiomnavas.com.br
http://caiomnavas.com.br[/code:3r9yz36g]

Mais
11 anos 11 meses atrás #94095 por leagencia
leagencia replied the topic: Re: Quanto cobrar
amigo, você consegue trabalhar sozinho, fazer o desenvolvimento e solucionar os problemas do cliente para um site desse porte?

o preço realmente vai de acordo com o projeto e referente a quem é o seu cliente.
já fiz sites institucionais de 5 páginas por R$ 1.400,00 assim como já tive clientes que reclamaram de pagar R$ 500,00.

Quando aparece a oportunidade aproveite para ganhar dinheiro, pois essa área é bastante desvalorizada e esse seu projeto tem pessoas que se sujeitam a fazer por R$ 400,00 só para ter o cliente.

Estude o projeto, tenha em mente tudo aquilo que tem de ser feito e como tem de ser feito, esteja pronto para possíveis problemas e contratempos com o joomla e tenha em mente mais ou menos a quantidade de dias que você acha que consegue desenvolver o projeto. Ofereça para o cliente sempre acima de 30 dias para a entrega do projeto, assim você pode ter uma tranquilidade durante o processo de desenvolvimento.

Jamais se sujeite em fazer 'de graça' simplesmente por você estar passando por um momento de dificuldade, pq garanto pra você que se for feito por esse lado esse projeto pode te custar mais caro do que você imagina.

Exemplo: Utilize o pagseguro, ofereça R$ 4.500,00 e parcele em 12x nos cartões para o seu cliente, assim você recebe toda a grana do projeto em 15 dias.

O problema não é o quanto você vai cobrar, e sim como esse seu cliente vai pagar. tenha bastante cuidado com isso.

boa sorte e sucesso.

• Claudio Silva
  • Avatar de Claudio Silva Autor do Tópico
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
11 anos 11 meses atrás #94119 por Claudio Silva
Claudio Silva replied the topic: Re: Quanto cobrar
Edilei1904:
No meu caso eu só cobro dessa forma (por hora) quando é um serviço eventual, como instalar uma rede wi-fi ou postar algum conteúdo para o cliente. Quando é um projeto fechado eu cobro pelo projeto como um todo. No caso desse projeto, ele é tão grande que eu nem tenho como calcular o tempo que será necessário para a sua execução. Muito obrigado pela boa vontade em responder!

caionavas:
Legal, cara, gostei da técnica para o cálculo da hora trabalhada, muito razoável.
Só não gostei do resultado final, o valor da hora ficaria muito baixo.
Eu costumo cobrar R$ 70,00 por visita até duas horas, e mais R% 35,00 por hora excedente, quando cobro por hora. Se não for assim, não vale nem a pena sair de casa.
Além disso, um site não é somente a quantidade de horas gastas na elaboração do mesmo, o resultado final também conta muito, a aparência e a complexidade de um site também devem ser peados no valor final.
Muito obrigado pela sua resposta!

leagencia:
Sim, eu tenho conhecimento para tocar o projeto todo sozinho sim. Só não sei quanto tempo isso vai levar.
Mas isso não tem problema porque o cliente sabe que pode confiar em mim.
Sua resposta foi a que mais veio de encontro com aquilo que eu penso.
O mercado está completamente prostituído, tem moleque aí cobrando cem "merréis" para fazer site porque para ele uma bala e um saquinho de jujuba já tá muito bom.
Mas eu acho que a gente deve mesmo valorizar o trabalho do profissional.
Os caras que cobram pouco geralmente não têm muita experiência e o resultado final não fica muito bom ou então fica muito limitado, dentro daquilo que eles sabem fazer.
Eu também acho que não devo me prostituir só porque eu to na merda.
Isso pode acabar com a minha carreira de vez.
Depois que você faz um site "baratinho" você nunca mais consegue cobrar decentemente por um projeto.

Gente, muito obrigado pelas respostas, me ajudaram bastante.
Abraços à todos!