[RESOLVIDO] Permissão Negada Pasta dos Componentes

  • matheusmera
  • Avatar de matheusmera Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Junior
  • JCB! Junior
Mais
14 anos 7 meses atrás #17828 por matheusmera
matheusmera created the topic: [RESOLVIDO] Permissão Negada Pasta dos Componentes
Pessoal estou com um problemão,m instalei um componente de galeria no caso o morfeu show, pois bem o morfeu tem o recurso de adicionar imagens em lotes certo!, Pois ai começa meu problema eu tenho que enviar por ftp as imagens para uma pasta chamada de my photos, que esta no seguinte local:
/components/com_morfeoshow/myphoto
Porem eu n~ção consigo alterar permissão, alterar pasta enviar arquivos nada mesmo so da a seguinte mensagem no programa de ftp:
Comando: STOR unçao.bmp
Resposta: 553-Can't open that file: Permission denied
Resposta: 553 Rename/move failure: No such file or directory
Erro: Erro Crítico
Comando: STOR vento4zt.jpg
Resposta: 553-Can't open that file: Permission denied
Resposta: 553 Rename/move failure: No such file or directory
Erro: Erro Crítico

Este erro se repete em todas as pastas que estão dentro da pasta dos Components

Se alguem souber algo por favor me ajude...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.


  • matheusmera
  • Avatar de matheusmera Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Junior
  • JCB! Junior
Mais
14 anos 7 meses atrás #17840 por matheusmera
matheusmera replied the topic: Re: Permissão Negada Pasta dos Componentes
alguem sabe algo a respeito?

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
14 anos 7 meses atrás #17852 por Uriel
Uriel replied the topic: Re: Permissão Negada Pasta dos Componentes
amigo vc precisa pedir para o adm do seu host lhe dar permissão
para auterar a permissão dessa e de outras pastas
abraço

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • matheusmera
  • Avatar de matheusmera Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Junior
  • JCB! Junior
Mais
14 anos 7 meses atrás #17860 por matheusmera
matheusmera replied the topic: Re: Permissão Negada Pasta dos Componentes
Este é o unico jeito de arrumar este problema? Não tem como eu mesmo fazer algo?

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • matheusmera
  • Avatar de matheusmera Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Junior
  • JCB! Junior
Mais
14 anos 7 meses atrás #17903 por matheusmera
matheusmera replied the topic: Re: Permissão Negada Pasta dos Componentes
Bom... Consegui a solução em uma pesquisa um pouco mais demorada...
Achei a resposta no site do Joomla Minas segue abaixo o artigo que o pessoal de lá
Permissão de Arquivos no Joomla! :: Sáb, 05 de Agosto de 2006 - Escrito em Aprendendo | Artigos por Daniel Correa
'Não consigo alterar a permissão dos meus arquivos. O que eu faço?'

Esta é uma pergunta muito comum no meio dos usuários Joomla!, mas porque? 'Um problema do Joomla!?' Não, me ajuda aí né. Então o que causa isso? Bom, para entendermos melhor vamos a uma pequena explicação sobre permissões em sistemas Unix - Linux.



O comando usado para controlar as permissão é o CHMOD - sintaxe: chmod [permissão] arquivo

O CHMOD atua em três níveis, sendo eles: D - dono, G - grupo, O - outros

Para cada nível temos três tipos de permissão: R - read (leitura), W - write (escrita), X - execute (execução)

As permissões podem ser dadas no modo octal, usando números de 0 a 7, conforme abaixo:

0 permissão negada
1 permissão de execução
2 permissão de escrita
3 permissão de escrita e execução
4 permissão de leitura
5 permissão de leitura e execução
6 permissão de leitura e escrita
7 soma de todas as permissões


Ex.: chmod 644 configuration.php - estamos dando permissão de Leitura e Escrita para o Dono, Leitura para o Grupo e para os Outros. Esta permissão também é representada por: rw-r--r--. O hífen(-) representa permissão negada.

Agora que já temos uma noção de permissões vamos à resposta da pergunta: 'Não consigo alterar a permissão dos meus arquivos. O que eu faço?'

O direito sobre arquivos e diretórios ocorrem por causa do Apache e seu usuário nobody*. 'Como assim? Quem é este nobody?' Quando fazemos a instalação de uma extensão ou até mesmo do próprio Joomla! via browser o usuário que assume, como DONO, os arquivos e diretórios é justamente o nobody. Por isso quando você acessa sua conta via um cliente FTP e tenta mudar as permissão vem a decepção - permissão negada.

'Ah, tá! Isso eu já sei. Quero saber como resolver.'

Existem duas forma de instalar o Joomla!. Ele pode ser instalado 100% via browser, ou seja, pelo Cpanel ou pelo Fantástico e ainda pode instalar enviando seus arquivos via FTP.

1 - Joomla! instalado 100% via browser
Neste caso você tem duas soluções para resolver o problema.

1.1 - Entrar em contato com o seu Host e solicitar a mudança de DONO de todos os arquivos do seu diretório. Não acho isso viável, pois todas as vezes que instalar alguma extensão o problema voltará a ocorrer e você não conseguirá alterar permissões via web

1.2 - Instalar a extensão JoomlaXplorer. Como é uma ferramenta de manipulação de arquivos e diretórios via browser você estará acessando os arquivos com o usuário nobody, ou seja, será o DONO do pedaço e poderá fazer de tudo. Inclusive ferrar com sua instalação.


2 - Enviar o Joomla! via FTP e depois fazer a instalação

2.1 - Enviar o Joomla! via FTP e depois fazer a instalação. Na minha humilde opinião esta é a melhor e mais segura forma de instalar o Joomla!, pois o usuário nobody não aparece aqui. Você é o DONO dos seus arquivos, porém só consegue manipulá-los usando um cliente de FTP. Nada que uma extensão de FTP para firefox não resolva. Ah! você ainda usa internet explorer? Sinto muito.

Agora é só você escolher como instalar e saberá como manipular seus arquivos.


*Este usuário tem nome diferente para cada distribuição, mas com as mesmas características.


Obrigado pela ajuda ai pessoal...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.