Minha dica é o Ido Blog eis o link
http://idojoomla.com/download.html
para a instalção será necessário o download de 3 arquivos distindos
o primeiro arquivo é o componente , o segundo arquivo é o pacote de tradução
do ADMIN do blog para portugues brasileiro o terceiro arquivo é o pacote de tradução
do site/blog ,instalação instale o componente normalmente pelo instalador do joomla
feito isso instale os pacotes de tradução ,os pacotes também são instalados pelo
instalador padrão do joomla , ao instala-los automáticamente o ADMIN e o site/blog
Jà estarão em português após instalado surgira uma nova seção de arquivos
nos arquivos de seu site ,o nome da seção é blogs ,para ela você deve criar uma categoria
no criador padrão de gategorias do joomla ,feito isso é só publicar suas noticias normalmente
e selecionar em seção blogs e em categoria a categoria que você criou o componente já vem
com ferramenta de envio de recados, observação não esqueça de chamar o componente no seu
menu na hora da chamada aparecerão varias opições ,dentre elas eu destaco ,o blog propiamente dito, a opiçaõ que criar uma página aonde os usuários de teu site podem escrever artigos para o blog , e aopiçaõ que cria uma página de perfil para autores do blog ,este é um simples componente porém de boa usabilidade .(o painel do propio componente tem poucas opições
pois a maioria ficam por conta das chamdas de menu ou seja a maioria das opições são voltadas
ao usuário de teu web site ,e as noticias você pode postar pelo editor padrão de artigos do joomla
conforme eu expliquei acima)