Voce esta aqui: Home Matérias Clube Webdesigners Propriedade Position do CSS

Joomla Clube

Propriedade Position do CSS

E-mail Imprimir PDF
A propriedade position não serve para criar estruturas de layouts. Você o usará para coisas mais simples. Existem 3 tipos: relative, absolute e fixed. Entenda como eles funcionam e quais as suas relações.

Entendendo a propriedade Position

O Position é uma propriedade perigosa para iniciantes. Normalmente o desenvolvedor que acaba de conhecer essa propriedade, acha que ela é a resposta para todos os problemas de posicionamento e diagramação de layout. Pelo contrário. O Position não serve para diagramar a estrutura de layouts. Para isso, você utiliza a propriedade float do css. O Position vai servir para fazer coisas mais simples.

Existem 3 tipos de valores que usamos na propriedade position: relative, absolute e fixed.

Position Fixed

O position: fixed; irá fixar a posição do elemento na coordenada que você definir. A medida que a página é rolada, o elemento continua fixo na posição que você definiu e o conteúdo da página rola normalmente. Veja um exemplo de position fixed.

Position Relative

Todos os positions precisam de um ponto para iniciar o cálculo da coordenada para assim posicionar o elemento na tela. Ao contrário do que muitos acham, esse ponto não é o ponto central do elemento, o ponto base é o canto superior esquerdo do elemento. A partir deste canto, o browser irá calcular a coordenada que você definiu e irá posicionar o elemento no viewport.

O position relative posiciona o elemento em relação e ele mesmo. Ou seja, o ponto zero será o canto superior esquerdo, e ele começará a contar a partir dali.

position-relative

Position Absolute

O Position Absolute é um tanto diferente do Relative. Enquanto o elemento com Position Relative utiliza seu próprio canto para referenciar sua posição, o elemento com Position Absolute se utiliza do ponto superior esquerdo de outros elementos. Estes elementos são os parentes dele do elemento com position absolute. Mais especificamente o pai.

position-absolute

Veja um exemplo em HTML.

No caso, se o DIV pai não tivesse position definido, o div filho iria se referenciar pelo BODY mesmo. Se caso o div pai não tivesse position definido, e se ele também fosse envolvido por outro div com position, o div filho iria se referenciar por este terceiro div.
Logo, o div com position absolute referencia sua posição pelo div mais próximo que o envolve e que também tenha um position definido. Complicado, não é?

Uma ocasião bem simples onde usaríamos position é na home do Flickr. Onde temos aquela imagem bonita de capa e o nome do autor logo abaixo. Para posicionar o nome do autor lá no rodape do div, você utilizaria o Position. Veja a imagem de exemplo:

flickr-exemplo


Assista este tutorial muito bom...

 

{rokbox title=|Curso da JoomlaClube| size=|820 520| thumb=|images/cursoplay.png|}http://www.joomlaclube.net.br/vdt/jcb15/300/cursojcb.html{/rokbox} - Curso sobre posições em CSS!

 

 

Fonte


Trorram
Escrito em Dom, 17 de Maio de 2009 00:29 por Trorram

Visto 2924 vezes até agora.
Gostou disto? Insere no seu Twitter!

Avalie este artigo

(3 votes)

Últimos artigos escrito por Trorram

Últimos 'tweets' de joomlaclube

  • Matérias Atualização de segurança - Joomla! 1.5.18: Uma vulnerabilidade no core das versões 1.5.x do Joomla foi de... http://bit.ly/ad2mlk Link Dom, 11 de Julho de 2010 11:12
  • Módulo Tell A Friend (Shape5): Shape 5 recomenda "Indique a um amigo" para uso em sites de comércio eletrônico, m... http://bit.ly/cdDeCE Link Ter, 06 de Julho de 2010 12:11
  • @dih_rito. Sem previsao.. Link Dom, 16 de Maio de 2010 07:28
  • Prayer Center 1.5.7 pt-BR: Prayer Center é um componente que permite aos usuários do site enviarem pedidos de oraç... http://bit.ly/ca5yca Link Sáb, 15 de Maio de 2010 12:26
  • Akeeba Backup Core 3.0.b2 pt-BR: Akeeba Backup Core é o sucessor do famoso JoomlaPack. Sua misão é simples: criar ... http://bit.ly/b4kfDQ Link Seg, 10 de Maio de 2010 17:56
  • Akeeba Backup Module Admin 3.0.b2: Módulo para o backend que exibe alertas sobre backup. Requer o componente Akeeb... http://bit.ly/bALKNd Link Seg, 10 de Maio de 2010 17:56
  • Advanced Module Manager 1.8.4 pt-BR: Advanced Module Manager é uma extensão que muda a forma como você gerencia se... http://bit.ly/dsuvnc Link Seg, 10 de Maio de 2010 17:56
  • Better Preview 1.6.0 pt-BR: Better Preview muda a url do botão de preview na administração de seu Joomla (canto su... http://bit.ly/9n2eXE Link Seg, 10 de Maio de 2010 17:56
  • Cache Cleaner 1.1.3 pt-BR: Com Cache Cleaner você limpará seu cache rápido e facilmente através de um link na admi... http://bit.ly/9SJvzZ Link Seg, 10 de Maio de 2010 17:56
  • VirtueMart 1.1.4 & Fix Estável pt-BR: O completo  e-Commerce com carrinho em uma solução para Joomla! - Usado por... http://bit.ly/a8TB4k Link Seg, 26 de Abril de 2010 13:34

Exibidos: 2925
Comentarios (1)Add Comment
Andre
Ótima matéria sobre Position..
escrito por Andre, maio 19, 2009
Parabéns Trorran!

Sempre quis saber exatamente como usar o comando position, mas ainda não tinha achado nada esclarecedor o bastante que pudesse tirar minhas dúvidas.

Mas com essas dicas e a vídeo-aula.. que moleza hein.. mamão com açúcar ...hehehehe!

Obrigado.

Forte abraço!

Escreva seu Comentario
Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
Última atualização ( Dom, 17 de Maio de 2009 02:22 )